Solução Pumatronix HDR de alta eficiência para ITS

Notícias Pumatronix

Monitoramento por imagem em sistemas ITS

 

ITS são sistemas onde as tecnologias de comunicação e informação são aplicadas no monitoramento e controle de tráfego, incluindo áreas como infraestrutura, veículos, usuários, gerenciamento de tráfego e mobilidade. Parte destes sistemas possuem uma integração com dispositivos para captação e processamento de imagens e são voltados para o monitoramento de veículos, gerando uma vasta gama de informações, tais como: contagem de veículos, leitura automática de placas, alertas de veículos que possuem restrição de circulação, alertas de veículos alvos em operações policiais e de inteligência, monitoramento de evasores de pedágio, aferição de passagem em vias manuais e automáticas em praças de pedágio entre várias outras aplicações.

Os dispositivos para captação e processamento de imagem não possuem um padrão estabelecido para serem empregados nos sistemas de ITS, porém, quanto maior for a sua versatilidade em termos de configurações, qualidade das informações, imagens geradas, mais confiabilidade e eficiência, proporcionará aos agentes estatísticas e informações em tempo real objetivando tornar a sua atividade mais produtiva e assertiva.

As aplicações de ITS relacionadas ao monitoramento precisam operar de forma contínua, com o mínimo de indisponibilidade possível, operando tanto no período diurno como noturno. Essa exigência faz com que seja necessário que as câmeras possam alterar suas configurações após uma detecção automática na alteração do nível de luminosidade do ambiente, alterando seu funcionamento entre os modos diurno e noturnos. Essa detecção automática também é aplicada em momentos de falta de luminosidade não relacionadas diretamente ao dia ou a noite, como é o caso de períodos com chuva, nevoeiro e afins.

 

Tecnologia ITSCAM e ITSLUX da Pumatronix

A pouca luminosidade aciona, automaticamente, nas câmeras Pumatronix o modo de registro “noturno” (disparo do iluminador infravermelho), que possibilita o registro da imagem em escalas cinza, enquanto que no modo “diurno” as imagens são registras em cores, sem disparo do iluminador.

Um dos grandes desafios é atender a diversidade de modelos de placas vigentes no Brasil e em outros países. No caso específico do Brasil, é comum que em um mesmo ponto de controle, as placas dos veículos que por ali transitam possam ser reflexivas e não reflexivas.

Para potencializar o acerto da leitura de placas, a solução da Pumatronix para imagens noturnas realiza a captura com diferentes intensidades de emissão de luz. Se o disparo for muito intenso, é provável que a placa fique saturada, o que dificulta ou impede a sua leitura. Por outro lado, se a potência é muito baixa, provavelmente a placa não aparecerá na imagem. A Pumatronix, por sua vez, utiliza-se da técnica de múltiplas exposições que consiste em realizar diversas capturas de imagens com intensidades distintas dos emissores de luz.

Mencionada tecnologia permite uma maior eficiência nos índices de acerto de placas lidas automaticamente pois possibilita o registro de imagens sequenciais com diferentes intensidades de iluminação infravermelha, tudo ajustado de forma automática e garantindo o registro do veículo de forma instantânea e com um mínimo intervalo de tempo entre o registro de cada imagem.

 

A tecnologia HDR Pumatronix

Ainda sobre a iluminação infravermelha em situações de pouca luminosidade, em alguns países existem diferentes modelos de placas de veículos, onde algumas possuem uma película refletiva e outras não.

No exemplo seguinte, a câmera está configurada para duas exposições. Para o registro de um veículo com uma placa refletiva, a primeira foto (baixa potência) deixará a placa em condições de leitura, porém não será possível ver as características do veículo ou do ambiente. Já na segunda foto (alta potência), a situação é o oposto, as características e o ambiente estarão visíveis, porém a placa não.

A Pumatronix, em seu constante trabalho de melhoria de seus produtos e na busca por entregar tecnologias que facilitem e resolvam problemas do mercado, possui um novo modelo de câmera, a ITSCAM HDR, que consegue fazer a união das duas exposições internamente em seu hardware gerando apenas um único registro, com a placa e as características visíveis.

Desta maneira, é correto afirmar que a imagem que será disponibilizada pela ITSCAM HDR terá a placa e as características do veículo facilmente identificados pois unirá em uma mesma imagem o registro realizado com baixa e com alta intensidade de luz.

Conheça mais sobre este novo modelo, acessando o Datasheet AQUI

Fique atualizado

Matenha-se por dentro das novidades tecnológicas para estradas e cidades inteligentes.